sábado, 4 de fevereiro de 2012

Devemos ter cuidado com as distorções que fazem no evangelho


C. H. Spurgeon (1834-1892) foi um homem que falava de forma clara e direta. Suas afirmações que reproduzimos a seguir são um golpe contra a tendência de procurar ganhar as pessoas para Cristo oferecendo-lhes entretenimento.
Existe um mal presente no meio da Igreja dos que dizem pertencer ao Senhor, algo tão grosseiro em sua imprudência que até mesmo os que têm pouca visão espiritual dificilmente podem deixar de percebê-lo. Durante as últimas décadas, esse mal têm se desenvolvido numa proporção extraordinária até mesmo para as coisas ruins. Ele tem agido como o fermento, que vagarosamente faz com que toda a massa fique levedada. 
Poucas vezes o Diabo fez algo mais perpicaz do que sugerir à Igreja que parte de sua missão na terra consiste em prover entretenimento para as pes- soas, visando ganhá-las para Cristo.
Entretanto, o que se vê é pura distorções da palavra de Deus em muitos aspectos. Sua maneira de adorar as doutrinas bíblicas, têm sido trocadas por partículas de coisas efêmeras que não edificam e nem produzem salvação.
A primazia do Espírito Santo têm sido substituída por coisas fúteis que não conseguem preencher o vazio no coração dos crentes. O vil metal têm suplantado a soberania de Deus, a sede de poder sufocou a oração do "Pai Nosso" narrado nos Evangelhos sinóticos e Paulo adverte: "Perseveremos na palavra da vida para que no dia de Cristo eu me glorie de que não morri em vão nem me esforcei inutilmente". (Fl 2:16).
Leia em João 2:9 e II Cor 4:7. Faça uma reflexão para uma vida cristã autêntica.
Existe um confronto, uma guerra espiritual entre o "ser"e o "ter". Mas a palavra de Deus torna transparente a realidade de cada um. É como uma fotografia sem retoque com sua originalidade. Havendo um exame introspectivo de si mesmo, o resto o Espírito Santo de Deus se encarrega de levá-lo ao arrependimento.
Os homens dos nossos dias são influenciados pelo desejo e pela ambição do sucesso em todas as áreas da vida, na política, nas artes, nos negócios, nos esportes, nas profissões e na religião.
Deus criou o homem com instintos bons, as tendências é que são más. Instinto da procriação, aquisição, conservação, são inatas no ser humano, porém as tendências, as distorções veio empanar e manchar o padrão correto e real dado pelo Criador. "Concupiscência dos olhos, concupiscência da carne e soberba da vida (Jo 2:16). Este foi o padrão quebrado por Adão e Eva.
Fama, poder, prestígio, o desejo de alcançá-lo de imediato parecem um toque mágico. Como se fosse possível conseguí-los com cartões on-line.
A realidade é que ninguém quer ficar na "fila" todos desejam ser empresário, patrão bem sucedido. O obreiro quer ser líder de uma grande igreja. Será que todos podemos ser líderes espirituais e seculares?
Alguém disse com precisão, que 55% não sobreviveriam com sucesso, enquanto há 100 homens que sobreviveriam com a adversidade.   
Existe apenas 1 (um) que consegue conviver e ser bem sucedido.
Prezado amigo(a) cuidado, os elogios, honras recebidas, mantenha-se sempre humilde. Se você conquistou dê glória à Deus pois só a Ele pertence o louvor. Glória à Deus!
Vários homens na Bíblia foram tentados pelo sucesso.  Abraão no Egito (Gn 12:10), Jacó comprou o direito de primogenitura de Esaú, enganando Isaque (Gn 25:9-34; 32:17-29 e 33:1-9). Moisés quando matou o egípcio escondendo-o na areia (Êx 2:11-15).  Leia em sua Bíblia Provérbios 26:1, 29:23, Salmo 138:6, Mt 11:29.
A Igreja primitiva era unida em doutrina bíblica. Quando falamos em doutrina não estamos fazendo menção de costumes regionais, mas da palavra de Deus. Precisamos conhecer as que são fundamental para se salvar.
O fundamento dos ensinos cristãos são: 1- Doutrina da Salvação (Soteriologia); 2- Doutrina do Espírito Santo (Pneumatologia) ; 3- Doutrina de Cristo (Cristologia); 4- Doutrina da Igreja (Elesiologia); 5- Doutrina de Deus (Teologia); 6- Doutrina dos Anjos (Angeologia); 7- Doutrina do Pecado (Harmantiologia), estas são as  principais,     ortodoxa,   apostólicas que têm valor universal.
Mas nos nossos dias estão surgindo muitas inovações que não condiz com a realidade vivida pelos verdadeiros cristãos. Por exemplo: onde você notou, viu ou achou na Bíblia que alguém levasse ramos para serem abençoados para combater o "Mau olhado"e outros males?
Você leu na Bíblia que alguém fizesse "Fogueira Santa" de Israel? 
O óleo de unção espargidos em qualquer lugar, e o sal combate o mal olhado, e os crentes tinha sempre consigo para os proteger? As pessoas têm encosto? Isto é vocabulário espírita, e todo esse exorcismo para combater, não passa de feitiçaria evangélica sem nenhum valor.
Você na sua igreja igreja está pastoreando as ovelhas ou divertindo os bodes? Aonde você leu na Bíblia: "agora tem que amarrar satanás", quem vai amarrar é o anjo de Deus em Apocalipse 20:1-2. O que existe é uma distorção da palavra de Deus para iludir os incáutos, para extorquir dinheiro facil.
Aonde você leu na Bíblia que 318 homens de Deus está capacitados para operar milagres? Abraão venceu a guerra com 318 homens seus servos, o que têm haver isto com autoridade divina?
O que é sagrado, mágico. É o número 318? As 7 sextas-feiras, o que é santo, as sextas-feiras ou  número 7? ou é o voto que as pessoas fazem?
Onde se justifica a dança chamada gospel, música evangélica usada por muitos como sendo normal, uma imitação mundana de uso agora pelos nossos jovens que permeiam entre nós, pois é "proibido proibir", o que você acha disso? Têm até bloco de carnaval com fantasia e tudo usando música evangélica. É comemorado todos os anos em Curitiba/PR em fevereiro. "É bonito isto?" "Água orada", lenço sagrado, é uma propaganda alheia aos princípios bíblicos.
Deus não têm método e não permite que seja usado para o seu reino. Jesus curou vários cegos. Em todos eles agiu diferente, sem usar terra nos olhos e mandassem sempre se lavar no tanque de Siloé. Confundiria os que confiavam nele. A distorção está em alguém pensar que a água era sagrada ou a areia. Por isso Deus não têm método. Cada caso é um caso e Deus trata individualmente. Ele usa como ele quer, como quiser e onde quiser. A idolatria é pecado como também o culto a personalidade.
Os querubins na arca era ornamento, eram símbolos. A serpente de metal no deserto era um símbolo de Cristo. Era somente para olhar e não para adorar. Quando os israelitas foram prestar culto, a serpente de metal foi destruída (II Rs 18:4). Por isso Jesus disse: "Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o filho do homem seja levantado (João 3:14).
A nossa oração deve ser exclusiva para Deus em nome de Jesus. Não deve ser individualista mas conjunta. A participação é não ser expectadores. A nossa glorificação a Deus deve ser espontânea e não quando alguém mandar.
Antigamente parecia que a igreja era só para velhos, assim diziam os incrédulos. Mas agora o quadro se inverteu. Os neopentecostais, as comunidades cristãs dão a impressão que suas igrejas é só jovens. Ficam horas inteiras em pé cantando, louvando. Sem se lembrarem das pessoas idosas que já cansadas do cotidiano e o peso dos anos já vividos, ficam ali torcendo para acabarem de cantar e ter oportunidade de se sentarem.
Isto aconteceu na década de 60 em que o roqueiro Pete Jownshend disse: "Espero não ficar velho, espero morrer antes de envelhecer". Esta é a filosofia que querem introduzir. Esses sentimentos, infeliz mente, parecem renascer no  meio evangélico. Só enxergam os jovens e os velhos, este e o evangelho contextutualizado a Igreja de ser um oásis em que todos devem se abrigar, sem ascepção de pessoas sempre embasado no texto sagrado (1º. Tm 2:9, Rm 12:1-2).
O secularismo que exerce pressão deve ser combatido (Tg 4:4-8). Oremos para que nossos cultos sejam de oração e louvor dentro das carac- terísticas apresentadas em 1 Coríntios 14:26. A Igreja do Senhor Jesus deve ser avivada e cheia do Espírito Santo, perseverante nas doutrinas e mantenedoras dos princípios éticos bíblicos originais no padrão Cristocêntrico, sem sombra de variações.
Que Deus vos abençoe em tudo, no amor cristão e não deveis nada a ninguém a não ser o amor como disse Paulo em Romanos 13:8. 
Onde foi fundada a Igreja de Jesus? Em Jerusalém, conforme Atos capítulo 2.
Onde devemos adorar a Deus? Em qualquer lugar (João 4:33).
Como se chamava a Igreja Primitiva? Vários nomes, mas primeiramente o povo do caminho, porque Jesus disse: "Eu sou o caminho a verdade e a vida". (João14:6)
Era este povo desprezado chamados de nazarenos, mas eles imitavam tanto a Cristo que foram chamados de cristãos em Antioquia (Atos 11:26).
A que povo pertence você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário