sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A VAIDADE MASCULINA


“Vaidades de vaidades. Tudo é vaidade” (Ec 1:3b)

VAIDADE MASCULINA
Seguindo o mesmo princípio que nos norteia, que é o da imparcialidade, escrevemos este artigo com o objetivo de levar o conhecimento e alerta, para tantos quantos tiverem a oportunidade de lê-lo.

“Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre”. (Hb 13:8)
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. (João 1:1)
“Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt 24:35)
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”. (Sl 119:105)

AS PALAVRAS DE JESUS CRISTO E SEUS MANDAMENTOS TRANSMITIDOS PELOS DISCÍPULOS E APÓSTOLOS SÃO SUPERIOR AO TEMPO SECULAR. SEUS MANDAMENTOS NÃO SÃO PARA SOMENTE O TEMPO EM QUE ELE ESTAVA NA TERRA. É PARA TODOS OS TEMPOS ATÉ  A SUA VOLTA.

-Saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?
-Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. (1 Coríntios 14:36 e 37).

A PALAVRA DE DEUS É ETERNA E IMUTÁVEL!

Para os servos e servas de Deus só tem uma opção: Ou obedece os mandamentos do Senhor, ou rejeita. A escolha é nossa.

Ao contrário dos sentidos das mulheres que motivadas pela aparência e pelo falar, os homens se destacam nesse infame quadro, pelo ter, pelo ser e pela sua própria natureza possessiva e dominadora.

Os homens caem no conto da sensualidade pelos olhos. É por isso que as mulheres prezam tanto a aparência.

“Disse Jesus: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15)

Sobre a hierarquia criada por Deus, tanto no céu como na terra, não preciso reprisar. “Porque primeiro foi formado Adão, depois a Eva”. (1 Tm 2:13).

Como no artigo da Vaidade Feminina, vou abordar cinco tópicos que mais se destacam no contexto:
1- A vaidade da inteligência; 2- A arrogância do ter; 3-O poder da administração; 4-O que é metrossexual; 5-Sacerdócio.

1- A VAIDADE DA INTELIGÊNCIA.
O homem por ter sido criado primeiro, vivido mais do que a primeira mulher, (porque ninguém sabe quantos anos Adão viveu antes que Deus criasse a Eva) e estar na frente de qualquer empreendimento desde a antiguidade, presenciou “in loco” a maioria dos acontecimentos tanto religioso, político, militar e social, se ensoberbece no estrivo do conhecimento humano para se julgar mais inteligentes que as mulheres.
Muitos homens deixam-se levar pela sua sabedoria e conhecimento terreno, que se tornam insuportáveis. A arrogância chega a sair pelo nariz. Transpiram soberba. Até no andar mostram-se superior aos outros. Tudo isso pra Deus é coisa desprezível (Jó 5:13).
O negócio é tão sério que Paulo nos adverte que ao homem que ministra no evangelho use de prudência e humildade. (1 Cor 2:1; 2 Cor 1:12 e também Tiago 3:17).
Aquele que possui a verdadeira sabedoria e conhecimento  de Deus, nunca se envaidece, nem se exibe, respeitando aos que têm dificuldades no aprendizado e aos que são introvertidos, principalmente.

2- A  ARROGÂNCIA DO TER.
Vivemos numa sociedade consumista, em que você é avaliado pela suas posses, e não pelo que você é.
Esse tipo de conceito social foi elaborado no decorrer dos anos, baseado na vaidade do homem em que ele diz: eu tenho; é meu; sou dono.
Este estereótipo foi fixado na classe masculina, como os corais num casco de navio. Mas não se enganem, essa figura de “todo-poderoso” nada mais é do que uma máscara para esconder suas fraquezas e deficiências.  
Alguns bestas que vivem entre nós, dizem: “como tudo é meu, só eu é que mando aqui”.
Sabemos de um acontecimento ocorrido com um irmão na fé, que pra não ficar pra trás nessa pirâmide consumista de poder, sem ter condições, trocou de carro para não ser desprezado entre os irmãos de sua congregação. Colocou a família inteira em dificuldades financeira somente para satisfazer as suas vaidades.
Esse tal e os demais merecem nota “zero”.

3- O PODER DA ADMINISTRAÇÃO.
Está comprovado em qualquer país no mundo, que o salário do homem é sempre maior do que o da mulher. Não importa se ambos desempenhem a mesma função. 
Em se tratando dos cristãos, já que Deus designou os homens para a administração da igreja e de sua casa, muitos ignorantes se julgam “senhores da situação” tornando-se inacessíveis à maioria, criando mecanismo de hierarquia de acesso, se isolando como se estivessem assentado num trono.
É o típico jargão de que “ganham asas quem não sabe voar”. São pessoas despreparadas para a administração, que em se tratando de “igreja” ganham o cargo do pai, ou fazem um curso no seminário e chegam ao pastorado. Muitos destes nem tem chamada divina para o cargo.
O administrador ou líder, que traz consigo o talento natural dado por Deus, não precisa usar de truculência, nem violência para impor sua vontade administrativa. O líder natural, não precisa mandar seus subordinados, eles tem o prazer de cumprir a vontade de seu líder, pois dele emana a liderança. Já os que não tem o talento natural, precisam recorrer a vários artifícios para poderem impor suas vontades.
Alguns são ignorantes, mal educados, estúpidos, usam métodos de terrorismo psicológicos para manterem seus liderados no seu projeto de administração.
Infelizmente são a maioria.

4- O QUE É METROSSEXUAL?
Isso é uma gíria para definir o homem urbano excessivamente preocupado com a aparência, gastando grande parte do seu tempo e dinheiro em cosméticos, acessórios, roupas e tem sua conduta pautada pela moda.
Ou seja: é um narcisista que precisa urgentemente se encontrar com Jesus Cristo.
Nestes últimos tempos, também o homem deixou-se seduzir pelas indústrias dos cosméticos, dando mais prioridade pela aparência exterior, tornando-se frequentadores assíduos dos salões de beleza.
Isso acontece por dois motivos: 1- Perderam o contato com o Senhor Jesus, deixaram as vaidades tomar conta dos corações. 2- Perderam o brilho do Espírito Santo que os destacavam entre os demais. Para compensar, copiam as mulheres...

5- O SACERDÓCIO.
Este tema não tem contra argumentação. O sacerdócio é somente para os homens e ponto final. A primeira e última palavra é da Bíblia.
Em nenhuma parte da Bíblia está escrito que Deus chamou alguma mulher para exercer o sacerdócio. Pra Deus não existe “SACERDOTISA”.
“E nos constituiu reino, “SACERDOTES” para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém”. (Apocalipse 1:6).

PARA REFLETIR...

“Examine o homem a si mesmo” (1 Cor 11:28). Esse conselho Paulo nos deixou para quando formos tomarmos a Santa Ceia, mas ele vale para qualquer tempo. O conhecimento nos habilita a termos a capacidade de poder “examinar a nós mesmos” e ver aonde temos que mudar.
Os cinco tópicos descritos acima, são apenas alguns, tem muito mais. Mas se começarmos com esses a nos corrigir, já é um começo promissor. Que Deus nos abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário