domingo, 15 de janeiro de 2012

Satanás (o diabo) atualmente está preso ou solto?

Satanás (o diabo) atualmente está preso ou solto?
por João Luiz


Uma das perguntas mais intrigantes dos últimos tempos.


“Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso  (João 12:31).
EXPULSO: Conforme o Dicionário Bíblico de Orlando Boyer, Expulso que dizer POSTO FORA DO MEIO DOS HOMENS  (Jó 30:5).


Judas escreveu: “E os anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas, na escuridão, para o juízo do grande dia” (Judas 6).
Pedro escreveu basicamente a mesma coisa: “Porque, se Deus não perdoou os anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservado para o juízo” (2 Pe 2:4).
Alguns defendem que não existe o inferno literal, no centro da terra. Porém, a Bíblia diz o contrário. Jesus disse que como Jonas ficou três dias e três noites no ventre do peixe, Ele também estaria três dias e três noites no seio (interior) da terra. (Mateus 12:40).
Em Amós temos outra afirmação de que o inferno está no centro da terra: “Ainda que desçam ao mais profundo abismo, a minha mão os tirará de lá”. (Amós 9:2a) - Nota - Abismo, Heb. she’ôl, significa o lugar dos mortos (cf Pv 9:18 e 27:20).
Paulo também confirma isso na sua carta ao Efésios 4:9 que diz: “ Ora, que quer dizer, subiu, senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra”.
Só que Jesus quando morreu, não foi enterrado como é feito atualmente em nossa cultura. O sepulcro dele foi escavado numa montanha, era então, uma caverna, como Ele iria no interior da terra se não foi enterrado?
A parábola do rico e do Lázaro (Lc 16:19-31) nos mostra que até a morte de Cristo, o hades, ou inferno e o paraíso estavam no interior da terra. Um do lado do outro. Quando Jesus enfim subiu aos céus, levou o paraíso com Ele, e as almas dos que dormiam no Senhor (Salmo 68:18). Entretanto, o inferno com seus demônios e homens ímpios que impiamente pecaram, ficaram lá, no interior da terra.
Como Deus prendeu alguns demônios em prisões eternas, não especifica o texto bíblico nominalmente que Ele prendeu Lúcifer (satanás), numa prisão espiritual no inferno.
Dizer que os demônios são espíritos e que não podem ser presos, é bitolar e anular o poder de Deus.
Quando Jesus foi em espírito até o inferno, Ele pregou para os espíritos dos homens que morreram na época de Noé (1 Pedro 3:19).
Também existem outros pensamentos que afirmam que a prisão de satanás é a sub-julgação dele e dos demônios à Cristo (Ap 1:18).
Quando Jesus diz que tem a chave da morte e do inferno, Ele diz que tem o controle total, que todos os demônios estão sujeitos a sua autoridade.
Para o diabo e os demônios fazerem mal às pessoas e a natureza, eles precisam pedir autorização para Jesus. 
Como isso é feito ninguém sabe. A Bíblia não especifica. Mas, pense um pouco: para nós (homens) falarmos com Deus precisamos apenas orar e Deus ouve, e muitas vezes nos responde diretamente para nós. Então com o diabo pode ser da mesma forma, talvez.
Nesse caso a prisão que se refere é a restrição de movimentos e atos sem a permissão de Jesus.
Alguns exemplos de prisões: Em certos países é proibido professar e pregar o evangelho, daí se diz então que não há “liberdade ao evangelho). Outro caso: tem pessoas que são condenadas a prisões domiciliares ou em suas próprias cidades. Não podem sair dali sem permissão judicial. Ele não está encarcerado em cadeias mas está preso territorialmente.
O diabo está, nesse caso, preso a vontade permissiva de Cristo. Esteja onde estiver, estará sempre sob a autoridade do Senhor Jesus. 


“Porque por isto foi pregado o evangelho aos mortos” (1Pe 4:6b).  
As pessoas estão acordadas e conscientes de seus atos no inferno, se não fosse assim para quem Jesus iria pregar?


Pedro escreve que: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pe 5:8).
Se analisarmos bem esse versículo vemos duas coisas: 1- Em Jó, o diabo disse para Deus que ele rodeava a terra e passeava por ela (Jó 1:7). “Andar em derredor” pode ser na terra.
2- Ele, o diabo, não é onisciente como Deus (não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo). Ele se vale dos demônios que estão soltos para que em nome dele ope- rem  o mal. Aí se  tem a sensação que está em todos os lugares.
Paulo também nos adverte da presença dos demônios: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:12).


Seja como for O DIABO ESTÁ PRESO.


Ou está preso no inferno em cadeias eternas, aguardando o julgamento final, ou está preso na autoridade de Cristo. Não pode fazer o que quer, e sim, o que Deus permite. Sua liberdade de ir e vir depende da permissão ou autorização de Jesus Cristo. De um jeito ou de outro está preso.

6 comentários:

  1. Amados li todo o conteúdo e fico triste em ver que estamos longe do verdadeiro conhecimento e isso reflete em nossas igrejas. Lamentável
    Pr Alan

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Pr. Alan !
    Seria de uma enorme sabedoria e conhecimentos pra quem leu este post, que vc explicasse, o que esta errado acima, pois nem todos tem conhecimento da Palavra no contexto geral e as vezes ficam somente com textos ao invés de buscar todo o contexto.
    que a Paz do Senhor Jesus Cristo esteja convosco.
    Marcio Dirschen
    dirschen2@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Leiam Lucas cap. 16 vers 20 a 31.
    a resposta esta la.

    ResponderExcluir
  4. Mas não sabem que ali estão os mortos; os seus convidados estão nas profundezas do inferno. Provérbios 9:18

    ResponderExcluir
  5. Se o deminio está preso, porque Jesus disse quando ia ser entregue aos romanos (é chegada a minha hora, vem aí o princip deste mundo que nada tem comigo .e porque minha mãe recebia espiritos? indio caboclo, preta veia etc??

    ResponderExcluir
  6. TRINDADE SATANICA: SATANAS (LUCIFER), ESTÁ PRESO, TRIANGULO DAS BERMUDAS, DENTRO DE UMA PIRÃMIDE, DESDE DA DESTRUIÇÃO DE ATLANTIDA QUE ERA UM CONTINENTE, SAMAEL (O DIABO) DESTRUIDOR
    LILITH RAINHA DAS TREVAS (RAINHA DA BABILONIA..........SE SOU LOUCO .PODEM EXPLICAR???

    ResponderExcluir